EXPEDIENTE ANUNCIE FALE CONOSCO
-->
8 de agosto de 2017
publicado às 19h31
Saúde abre 1ª unidade especializada em diabetes, obesidade e hipertensão

 Moradores do Plano Piloto, Cruzeiro, Lago Norte, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Park Way e Lago Sul têm, desde o início desse mês, uma unidade destinada ao tratamento de doenças crônicas. Trata-se do Centro de Atendimento Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão, situado na 208 Norte.A estrutura funcionará pela manhã, das 7h às 12h, e à tarde, das 13h às 18h. O local tem 12 médicos das especialidades de endocrinologia adulta e pediátrica e nefrologia; seis enfermeiros; três nutricionistas; dois psicólogos; dois técnicos de enfermagem; um farmacêutico e um fisioterapeuta, destaca Eliziane.

A nova unidade foi instalada no espaço físico antes ocupado pelo Centro de Saúde 12, que prestava serviços da atenção primária. Agora, a equipe que atua no local permanecerá acolhendo a população durante o período de transição. Também irá orientar as pessoas a recorrerem às outras unidades básicas de saúde da localidade, na 114/115 Norte e na 905 Norte, em busca dos serviços que eram oferecidos no Centro de Saúde 12.

Gerente do Centro Especializado, Eliziane Leite explica que, ao término do processo, a estrutura oferecerá apenas tratamento para portadores de diabetes, obesidade e hipertensão – doenças consideradas crônicas e sem cura. “Esse atendimento diferenciado integra a Linha de Cuidados para o Manejo de Sobrepeso e Obesidade da rede, pois pessoas com essas doenças necessitam de assistência com equipe multiprofissional por terem demandas muito específicas”, explica a endocrinologista.

A gestora esclarece que a unidade qualifica o tratamento ofertado à população que possui esses problemas de saúde, além de gerar indicadores para o aumento da qualidade de vida daqueles que convivem com as complicações decorrentes da doença.

ATENDIMENTO – As pessoas assistidas pela unidade são encaminhadas por meio da Atenção Primária a partir de critérios de classificação de risco. De acordo com Eliziane, o local será ponto de referência no tratamento de aproximadamente 22 mil usuários que possuem diabetes, obesidade e hipertensão e residem nas regiões de Saúde Centro-Norte e Centro-Sul, que englobam o Plano Piloto, Cruzeiro, Lago Norte, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Park Way e Lago Sul.

A aposentada Maria Pereira, de 72 anos, recebe atendimento no Centro Especializado, onde faz tratamento contra a diabetes. Em sua última consulta, ela aproveitou para renovar sua receita de medicamentos de uso contínuo devido à doença. “Quem possui esse problema, tem que viver em constante acompanhamento médico. Com o atendimento fornecido nessa unidade consigo ter mais bem-estar, além de conduzir corretamente meu tratamento”, frisa.

Comentários 
0

Comentários encerrados.

Comente usando sua conta no FACEBOOK