Carregando...
 
 
Brasília-DF, 01 de Setembro de 2014. Ano 10
Hoje
SETEMBRO/2014
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Total de 33220 notícias
Regras da aposentadoria proporcional

Regras da aposentadoria proporcional
Carlos Honorato em 30/01/2007 01:03:08


Muitas pessoas têm dúvidas sobre as exigências para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, após as mudanças definidas pela reforma da Previdência Social para o setor privado, em 16 de dezembro de 1998.

A única exigência da aposentadoria integral é o tempo de contribuição de 35 anos para o homem e 30 para a mulher. No entanto, pedágio e idade mínima são necessários para a aposentadoria por tempo de contribuição proporcional. Além disso, só tem direito à proporcional quem já estava no mercado de trabalho em 16 de dezembro de 98. A idade mínima para a aposentadoria proporcional é de 53 anos para o homem e de 48 anos para a mulher.

Já o tempo de contribuição é a partir de 30 anos para o homem e de pelo menos 25 anos para a mulher, pois há acréscimo de pedágio.

Esse tempo a mais é de 40% sobre o período que faltava, em 16 de dezembro de 1998, para que a pessoa completasse os 30 anos, no caso do homem, ou 25 anos, para a mulher. Por exemplo, se um homem possuía 20 anos de contribuição em 16 de dezembro de 1998, seriam necessário mais 10 anos para completar os 30 anos. Esses dez anos, com o acréscimo de 40%, passaram para 14 anos, contando a partir de 15 de dezembro de 1998.

Já a mulher que tivesse 20 anos de contribuição, em 16 de dezembro 1998, precisaria de mais cinco anos para completar os 25 anos. Os cinco anos (60 meses), com o pedágio passaram a ser de sete anos (84 meses).



COMENTÁRIOS

josé ivoneis maia
25/09/2007 18:55:52

Hoje tenho 23 anos de carteira assinada,até 98 a empresa onde trabalho tem insalubridade,quanto tempo tenho que trabalhar hoje tenho 41 anos.


José Armando Resende
09/12/2007 18:47:04

Estou aposentado por invalidez desde julho/1999. Considerando que tenho tempo de contribuição suficiente (DESDE QUE SOMANDO O TEMPO DE AFASTAMENTO - COD 31 E APOSENTADORIA - COD 32) e 53 anos de idade, posso transformar esta aposentadoria por invalidez em proporcional? Na expectativa de uma resposta de V.Sª., desde já agradeço.


Celso Oliveira de Almeida
13/02/2008 14:27:52

Completo 52 anos em junho/08, e 29 anos de contribuição em abril/08, gostaria de saber a partir de quando tenho direito a aposentadoria proporcional. Grato Celso


Cilea Freitas de Souza Guimaraes
02/06/2011 16:52:00

sou funcionaria publica há 23 anos ,e tenho 49 de idade gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria Proporcional . Aguardo ansiosa uma resposta .


Adelson
10/05/2011 19:54:31

Completei 53 anos em 09.04.2011.Trabalho desde 14.08.1978 em um banco e  tenho mais 08 meses de contribuição fora do banco. Gostaria de saber se posso pedir a aposentadoria proporcional?  Pois estou receoso quanto ao fim do "fator previdenciario".

No aguardo

ATT-  Adelson


Adelson
10/05/2011 21:28:52

 Completei 53 anos em 09.04.2011.  Trabalho em um banco desde 14.08.1978, e tenho mais 08 meses de contribuição fora do banco. Pergunto se posso me aposentar proporcional, pois estou receoso sobre o fim do "fator previdenciario".   

No aguardo, ATT-  Adelson


dulcelina victor lima
13/03/2010 17:13:02

Trabalhei durante 18 anos numa empresa textil de 1976 a 1994, com direito a insalubridade , agora estou contribuindo como facultativo desde 2003. Queria saber quanto falta para dar o meu tempo para aposentar, tanto como integral como proporcional, tenho 48 anos de idade.Agradeço desde já.


ANTONIIO LUIZ CAVALCANTI
30/06/2010 11:22:35

TENHO 52 ANOS DE IDADE E 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, JÁ POSSO APONSENTAR POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. E QUANTO AO SALARIO E 100% DO MEU SALARIO OU NÃO?


Gil da Silva Gomes
27/07/2010 12:06:18

Estou com 59 anos de idade e 28 anos anos de contribuição para a Perevidência. Posso pedir aposentadoria proporcional? Quais os requisitos?


Maria Clara
29/12/2010 13:51:01

completo 60 anos em abril 2011, tenho 11 anos registrado em carteira , posso pedir aposentadoria proporcional?


Aguinaldo
29/03/2011 11:02:50

Bom dia!

Tenho 11 anos e 9 meses de contribuiçao, comecei a recolher em 1991, mas parei em 2003, e vou voltar a recolher para completar os 15 anos , tenho direito a aposentadoria proporcional?

 

Att


Frederico José Cordeiro Vilarouca
01/05/2011 21:15:41

Senhores Tenho 52 anos de idade, com 30 anos de contribuição,minha pergunta: 1-Quando completar 53 anos posso solicitar minha aposentadoria proprocional? 2-A diferença do beneficio entre a aposentadoria proporcional e por tempo de contribuição, em torno de percentual seria quanto a diferença? Agradeço


helio dantas
24/07/2011 18:12:17

Olá Srs. Em Desembro de 1998 eu tinha 20 anos contribuidos, se faltavam 10 anos, com o pedagio foi para 14 anos , como hoje tenho 54 anos de idade , pelo que entendi vou ter que esperar a aposentadoria por idade 65 anos ? obs. De la pra cá contribui mais uns 7 anos e agora que devo fazer ? Grato Helio Dantas


Adriana
23/08/2011 15:12:56

Minha mãe tem 52 anos de idade e 23 de contribuição, ela é funcionária pública. Quanto tempo falta para ela se aposentar??


Cleusa
28/02/2012 10:25:57

Tenho 57anos e gostaria de saber se tenho como me aposentar, pois tenho 22anos de contribuição, fico no aguardo de sua resposta obrigado